Banner uma camisa social metade azul e metade branca demonstrando o a classificação de Colarinho azul vs branco

CLASSIFICAÇÃO DE ATIVIDADES colarinho azul vs branco


Introdução

O que é colarinho azul vs branco? Na sociedade Brasileira as classificações de atividade de trabalho normalmente se resumem a “trabalho de patrão” que utiliza mais a mente, tem bons horários e uma ótima remuneração, ou, “trabalho de peão” que é o extremo oposto, que foca mais no trabalho físico e pesado tendo péssimos horários e baixa remuneração.

Mas se eu disser que há muitas outras classificações reconhecidas a nível mundial, e você pode se beneficiar delas, pois aprender sobre as carreiras de colarinho pode ajudá-lo a tomar uma decisão mais informada ao escolher um emprego que se alinhe com seus objetivos e esforços profissionais.

Explore a rica possibilidade de emprego nos colarinhos! Leia e descubra sua vocação/talento e embarque hoje mesmo em uma jornada de carreira gratificante.

1. Colarinho Azul (Blue-Collar)

Foto de um homem profissional de construção civil da categoria de colarinho azul. no artigo Colarinho azul vs branco

A origem dessa classificação está ligada diretamente a cor ou no tipo de roupa dos profissionais que executavam certos trabalhos.

Na década de 1920, na cidade de Alden, Iowa nos Estados Unidos, esse termo foi utilizado pela primeira vez em um jornal local, pois os trabalhadores manuais normalmente usavam calças jeans e camisa brim como parte de seus uniformes, por serem tecidos duráveis. A cor azul é muito eficiente para esconder possíveis marcas de sujeira na roupa dos trabalhadores, parecendo estarem limpas por mais tempo. Por essa razão o azul é muito comum em macacões.

Um emprego de colarinho azul é classificado como a classe operária, que podem ser contratados por hora, dia ou por projeto.

Em seus inícios era tido como um trabalho com pouca educação formal, não sendo exigido conhecimento para determinada atividade de trabalho, muito comum em fábricas, construções, manutenção e mineração.

Essa visão teve grandes atualizações ao longo do tempo, ainda encontramos posições que não exigem conhecimento para iniciar, com possibilidade de aprender ao longo do processo, mas, é muito comum encontrarmos profissionais dessa categoria com educação formal, certificações e muito bem remunerados.

Um trabalho de colarinho azul enfoca mais na capacidade física do indivíduo do que em sua mente, dificilmente um contratante exigirá que a pessoa tenha uma graduação de 04 anos. Em alguns casos para aderir a determinados regulamentos de construção ou infraestrutura, alguns cargos podem exigir algum nível de certificação.

Segue algumas das posições que podemos encontrar nessa classificação:

Trabalhadores de fábrica;
Saneamento (zeladores, faxineiros, recicladores);
Encanadores;
Pescadores;
Paisagista;
Eletricista;
Mecânico;
Segurança;
Tripulação do navio;
Equipe de construção.

2. Colarinho Branco (White-Collar)

Imagem de duas profissionais em escritório para representar a categoria de colarinho branco no artigo Colarinho azul vs branco

Essa classificação tem sua origem no mesmo período que o colarinho azul, criando o termo colarinho azul vs branco, sendo a contrapartida ao trabalho manual, os profissionais do colarinho branco têm sua referência nas camisas brancas que os trabalhadores de escritórios usavam desde muito tempo antes até da criação desse termo, comumente por baixo do terno.

As pessoas que usavam esse tipo de vestimenta geralmente eram vistas como trabalhadores de escritório bem remunerados, com salários acima da média e outros benefícios.

Normalmente são profissionais com salários fixos, o que difere dos profissionais de colarinho azul que é por hora ou por projeto.

Essas pessoas realizam trabalhos profissionais, gerenciais ou administrativos. Devido às habilidades que exigem diploma universitário ou superior. Embora possa haver um aspecto físico em seu trabalho, a maior parte envolve o uso da mente e das habilidades que adquiriram com a experiência ou a educação formal.

As posições de colarinho branco são muitas vezes mais bem remuneradas do que as de colarinho azul, porque exigem competências que não podem ser facilmente treinadas no decorrer do processo. A maioria desses trabalhos requer do candidato um diploma de graduação e para cargos mais altos podem exigir que os mesmos tenham credenciais, licenças e/ou certificações especiais ainda mais altas. Por exemplo, um contador precisa de no mínimo um diploma em contabilidade de 04 anos e possuir uma credencial ativa no CRC (Conselho Federal de Contabilidade) e de acordo com seu progresso na empresa outras competências serão exigidas do profissional.

As habilidades dos trabalhadores de colarinho branco são consideradas altamente avançadas e podem incluir conhecimentos de informática e software. Aqueles que ocupam cargos mais elevados também podem precisar de habilidades de gestão de pessoas e muitas outras mais.

Colarinho branco não é um termo específico do setor, já que todos os setores precisam de funcionários de colarinho branco para funcionar adequadamente.

Você pode encontrar empregos de colarinho branco em qualquer setor. Alguns exemplos incluem:

Representante de suporte ao cliente;
Contadores;
Executivos de relações públicas;
Gerentes de marketing;
Corretores de bolsa;
Pesquisadores;
Escritoras;
Auditor;
Advogado;
Designers gráficos;

3. Colarinho Rosa (Pink-Collar)

Foto de uma mulher como garçonete da categoria de colarinho rosa.

O colarinho azul vs branco teve sua primeira evolução. De acordo com a legislação dos EUA, um emprego predominantemente ocupado por mulheres é chamado de emprego de colarinho rosa. Para reconhecer a distinção entre esses cargos e os empregos de colarinho azul, é necessário voltar a um período em que as mulheres na força de trabalho eram incomuns e geralmente não eram bem-vindas.

Na década de 1920, as mulheres geralmente desempenhavam os papéis de filhas, esposas e mães, enquanto os homens eram a principal fonte de renda da família. Algumas famílias permitiam que suas filhas solteiras trabalhassem, mas quando elas se casavam e tinham filhos, geralmente ficavam em casa para cuidar das crianças. Algumas mulheres optaram por exercer profissões como médicas ou advogadas, embora fossem vistas como uma minoria incomum que se afastava dos papéis convencionais.

O início da Primeira Guerra Mundial levou a uma falta de mão de obra, permitindo que as mulheres assumissem funções que antes não estavam disponíveis para elas. Embora algumas mulheres tenham recebido educação, muitas foram desencorajadas a fazê-lo, o que significa que muitas delas recorreram ao trabalho em fábricas, doméstico, em escritório, ao comércio varejista e a outros serviços.

No final da guerra, esperava-se que as mulheres voltassem para suas casas. No entanto, esse foi o início da entrada de um número maior de mulheres na força de trabalho, embora elas normalmente ficassem restritas a cargos de nível inferior. Foi somente depois de muitos anos que as mulheres passaram a ter o mesmo respeito que os homens e puderam assumir cargos mais altos.

Os empregos com colarinho rosa são aqueles que por tradição ou estereotipo são associados às mulheres. Isso pode incluir funções em creches, enfermagem e ensino, por exemplo. Na atualidade muitos homens estão ingressando na categoria de colarinho rosa, embora não seja uma ocorrência comum. Muitas empresas ainda preferem dedicar muitas posições exclusivamente para mulheres.

Listamos algumas atividades que se aplicam a essa classificação:

Instrutores de pré-escola / Bibliotecários;
Babás;
Pessoas que trabalham em floriculturas;
Medicina / Enfermagem;
Cuidadores;
Secretárias de escritório/recepcionistas/escriturários de informações;
Alfaiates;
Cosmetóloga / Cabeleireiros / Maquiadores;
Garçons / Garçonetes;
Domésticas.

4. Colarinho De Ouro (Gold-Collar)

Foto de um membro da categoria de colarinho de ouro.

Os profissionais do colarinho de ouro são uma ramificação do colarinho branco, pode ser classificado como uma evolução do colarinho branco por possuir as mesmas características, porém, faz parte de um grupo de elite de pessoas com alto nível de conhecimento qualificado e muito valiosas para as operações da empresa. Esse termo foi utilizado em 1985 no livro “The Gold-Collar Worker”, escrito por Robert Earl Kelley.

Essas funções normalmente são exclusivas para pessoas que possuem um nível de especialista no assunto por uma vasta experiência ou acadêmicos como graduações, pós-graduações, certificações ou licenças do setor. Podem incluir especialistas em condições médicas raras, advogados, CEOs, contadores, acadêmicos, cientistas, matemáticos e outros profissionais.

5. Colarinho Cinza (Gray-Collar)

Foto de um membro da categoria de colarinho cinza.

A classificação dos trabalhos de colarinho cinza é um híbrido das funções de colarinho azul vs branco que requer competências técnicas e da educação necessária para exercer esse trabalho, mas, também o aspecto físico. Esse termo ganhou força no ano de 2004, e sendo cada vez mais citado na atualidade.

Em algumas ocasiões as pessoas de colarinho cinza possuem competência técnica igual ou superior aos de colarinho branco com a boa preparação física do colarinho azul. Como pré-requisitos não precisam de um diploma de universidade, mas, cerca de 01 em cada 05 trabalhadores têm diplomas de graduação, pós-graduação ou certificações/licenças do setor fazendo dessa categoria muito importante para a economia do país.

Alguns empregos de colarinho cinza incluem:

Socorristas, incluindo polícia, bombeiros;
Professores e cuidadores de crianças;
Engenheiros;
Profissionais de TI;
Enfermeiros, técnicos de laboratório e outros profissionais de saúde não médicos;
Pilotos de avião e comissários de bordo;
Profissionais de vendas licenciados/certificados, como corretores de imóveis e de seguros.

6. Colarinho Verde (Green-Collar)

Foto de um membro da categoria de colarinho verde.

O termo “emprego de colarinho verde”, existe desde o final da década de 1990. A organização sem fins lucrativos Sightline Institute ajudou a propagar essa classificação.

Esses trabalhos não são tão simples de definir como os de colarinho azul e branco, sendo um híbrido de ambos, porque pode variar de manuais ou gerenciais, mas com o objetivo comum de melhorar a qualidade do nosso meio ambiente, reduzindo o desperdício e a poluição.

A eficiência energética, combustíveis alternativos, energias renováveis, engenharia ambiental, gestão de resíduos e design sustentável, reciclagem são alguns dos exemplos de indústrias de colarinho verde.

Podendo ser encontrado desde pequena até grandes corporações ou em organizações sem fins lucrativos. Muitas pessoas nessas áreas possuem diplomas relacionados à ciências e podem trabalhar para instituições acadêmicas ou de pesquisa. Essas profissões estão mais preocupadas com temas como energia verde, energia solar, energia eólica, veículos verdes, agricultura orgânica e ecologia.

Qualquer um dos seguintes pode ser considerado emprego de colarinho verde:

Engenheiros nucleares;
Consultores ambientais;
Especialistas em energia solar;
Setor de biocombustíveis;
Fabricação de produtos de limpeza não tóxicos;
Projetando e mantendo parques;
Reciclagem e compostagem;
Fabricação de produtos ecologicamente corretos, como carros híbridos e turbinas eólicas;
Trabalhando em projetos de conservação de água;
Cultivo de alimentos orgânicos em uma fazenda sustentável.

7. Colarinho Vermelho (Red-Collar)

Foto de um membro da categoria de colarinho vermelho.

De todos os tipos de colarinho, esse sem dúvida é o mais simples de classificar. São trabalhadores de colarinho vermelho todos aqueles profissionais com cargos que descrevem funcionários do governo e do serviço público.

O termo colarinho vermelho tem suas origens nos Estados Unidos, os funcionários públicos recebiam seus salários do orçamento anual do governo federal que era emitido em tinta vermelha, um símbolo muito comum na área financeira por representar saldos contábeis negativos em vermelho e positivos em negro.

Em alguns países, o colarinho vermelho pode referir-se a profissionais agrícolas, devido à natureza externa desses empregos.

8. Colarinho Preto (Black-Collar)

Foto de um membro da categoria de colarinho preto.

O colarinho preto chega para representar uma ramificação do colarinho azul, porém, sendo um nível inferior, são profissionais que executam trabalhos manuais assim como o azul, mas em um ambiente sujo, levando suas roupas a ficarem pretas como: mineração de petróleo/carvão, saneamento, processamento de resíduos).

Pode parecer um pouco confuso, pois também já foi utilizado para classificar pessoas que ganham dinheiro de forma ilegal, proveniente do crime. Embora tenha assumido um novo significado, na atualidade os profissionais de colarinho preto são aqueles cujo cargo querer criatividade, como artistas, designers gráficos e produtores de vídeos. O termo foi transferido para eles devido aos seus uniformes não oficiais, que geralmente são compostos por trajes pretos.

9. Colarinho Laranja (Orange-Collar)

Foto de um membro da categoria de colarinho laranja.

Esse termo foi criado com base aos trabalhos exercidos pelos prisioneiros nos Estados Unidos, como podemos ver nos filmes de Hollywood, quando é enviado para uma penitenciária nos Estados Unidos, é obrigado a utilizar um macacão laranja.

Poucos de nós sabemos, mas os prisioneiros trabalham enquanto cumprem sua pena, que podem incluir algum produto emitido pelo governo como placas de automóveis, parcerias com empresas privadas, trabalhar na lavanderia da prisão, no refeitório ou na biblioteca jurídica, em trabalhos agrícolas ou de jardinagem.

10. Colarinho Escarlate (Scarlet-Collar)

Foto de um membro da categoria de colarinho escarlate.

O termo é atual, mas tem como inspiração em um conto de 1850 do romancista americano Nathaniel Hawthorne chamado “A Letra Escarlate”.

O livro conta a história de Hester Prynne, uma puritana que imigra para a colônia americana (novo mundo), ela é enviada à frente por seu marido enquanto finaliza alguns negócios. Depois que ele naufragou e foi capturado pelos nativos americanos foi dado como morto, Hester continua a viver sua vida como costureira na cidade. Após um amor proibido tem a concepção de um bebê, nessa época por ser uma mulher solteira foi presa e condenada pelo crime de adultério, sendo forçada a usar uma proeminente letra “A” de “Adúltera” em inglês (Adulteress) de cor escarlate pelo resto da vida.

Sendo a cor do amor ou da paixão, o vermelho escarlate carrega algumas conotações sexuais, classificado para os trabalhadores de temas adultos da indústria pornográfica de todos os tipos.

11. Colarinhos Aberto (Open-Collar)

Imagem de profissionais remotos da categoria de colarinho aberto.

Os empregos de colarinho aberto é uma ramificação do colarinho branco, mas com a facilidade de trabalhar remotamente on-line em casa ou em qualquer outro lugar ao invés de trabalhar no escritório. Essa categoria abrange uma ampla gama de atividades sendo qualificados ou não, e pode envolver uma variedade de funções.

O colarinho aberto trás possibilidades para as pessoas encontrarem um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Algumas das atividades são: Youtubers, escritores autônomos, operadores de suporte técnico, representantes de atendimento ao cliente, analistas financeiros e muito mais.

12. Sem Colarinho (No-Collar)

Imagem de uma artesã ceramista da categoria de sem colarinho. CLASSIFICAÇÃO DE ATIVIDADES colarinho azul vs branco

Essa categoria foi criada para classificar os profissionais que tem suas atividades freelancer, geralmente são indivíduos que valorizam o crescimento pessoal e perseguem mais sua paixão do que o ganho financeiro.

Os trabalhadores sem colarinho encontraram uma maneira de ganhar a vida sem depender de uma grande empresa para trabalhar ou da necessidade de um chefe de colarinho azul vs branco.

Exemplos de pessoas que se enquadram nessa categoria incluem ilustradores, designers de vitrais, pintores, ceramistas, escritores, músicos, escultores, voluntários, mas também podemos incluir pessoas desempregadas ou que recebem dinheiro do governo.

Pronto para descobrir mais conteúdos interessantes? Avalie este artigo abaixo e inscreva-se para obter insights valiosos hoje mesmo!

Lobos nos Negócios. Classificação De Atividades Colarinho Azul vs Branco, 2023. Disponível em: <https://lobosnosnegocios.com.br/blog/colarinho-azul-vs-branco/>. Acesso em: dd de mmm. de AAAA. (Data de acesso)

Avatar de Gilson Amaral
5 2 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários